"Finalmente entendi : em última análise,o perdão é um ato de fé. Perdoando outra pessoa,estou confiando que Deus é um juiz melhor do que eu. Perdoando,abandono meus próprios direitos de me vingar e deixo toda questão da justiça nas mãos divinas. Deixo nas mãos de Deus a balança que deve pesar a justiça e a misericórdia. "
Maravilhosa Graça - Philip Yancey
Não que o ato de perdoar tenha se tornado fácil,mas agora ele é um ato que passou a fazer sentido.
A pergunta sempre era : Ok. Eu digo que perdoo,e todos me dizem que isso é bom,é importante e que Deus se agrada, e que depois de perdoar,nos sentimos "livres" . Mas afinal,por que nos sentimos livres?
O "Maravilhosa Graça" é por completo cheio de ensinamentos,mas esse trecho aqui escrito resume todo o livro.
Por que nos sentimos livres?
O perdão não é uma atitude para mim,não é uma atitude para a outra pessoa.
O perdão é uma situação de dependência de Deus!
É uma escolha : se escolhe abrir mão da raiva,abrir mão do desejo de mudar o outro por suas próprias forças,abrir mão de querer "dar o troco" , abrir mão de querer que o outro passe por aquilo que ele te fez passar só pra que o outro se sinta mal como você se sentiu.
ABRIR MÃO.
PERDÃO.
O que acontece é que o perdão não é apenas dizer : Eu te perdoo.
Assim como amar não é só dizer : Eu te amo.
Ambos passam por um período longo de oração,o que difere é que você diz "Eu te amo" pra alguém que você quer dizer,para alguém que você já gosta,já admira e o período de oração é para abençoar a vida
do outro,e você ora por vontade própria. Não é um peso orar por alguém que você já ama.
Orar por alguém que você precisa perdoar não é simples assim!
Porque se você precisa perdoar é porque você não gosta tanto assim da outra pessoa,é porque ela te fez algo que fez com que você a deixasse de admirar,fez algo que fez com que vocês se afastassem .
E o mais complexo disso,é que para alguém te magoar a ponto de você ter a necessidade de perdoar,é porque essa pessoa é próxima de você,é alguém que você já admirou .
Você não se sente magoado por palavras/atitudes de alguém que você não esperava nada .
Você não se sente magoado pela opinião de alguém que mal te conhece.
O máximo que pode acontecer é você se sentir chateado no momento,mas meia hora depois você á se esqueceu!
O que nos faz sentir realmente magoados,a ponto de ter a necessidade de perdoar,é quando a situação vem de alguém que você gosta,de alguém que você admira,de alguém que você no mínimo esperava um bom retorno!
Você se magoa é com quem está mais próximo de você!
Isso é tão complexo que muitas vezes foge da nossa capacidade de entendimento.
Se é alguém tão próximo de mim,por que fez isso? Se a pessoa teve coragem de agir dessa forma,por que eu tenho a obrigação de perdoar? Por que eu tenho que pensar nela,por que eu tenho que orar por ela se ela não pensou em nada disso quando agiu daquela forma?
A questão é que você não vai perdoar apenas pelo outro,você por você mesmo!
Quando não perdoamos,primeiramente estamos desconsiderando o sacrifício de Jesus,pois ele não tinha pecados,e ele morreu por todos nós,que somos pecadores, para que nós pudêssemos ter a oportunidade de estar próximo do Pai pela graça.
"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. "
Romanos 3:21-24
TODOS pecaram,TODOS estão destituídos da glória de DEUS,NÃO HÁ DISTINÇÃO .
Penas através de Cristo é que tivemos a GRAÇA de poder estar em contado com DEUS,pois o sangue de Cristo nos justifica.
O outro pode ter te magoado,pode ter te ferido,mas você e ele precisam na mesma intensidade do amor de Deus.
Você não é melhor do que o outro,mais santo do que o outro,mais puro do que o outro. TODOS nós cometemos erros,temos falhas e pecamos.
"Nele (Cristo Jesus) temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus."Efésios 1:7
Se Ele,que é Deus,nos perdoou quem somos nós pra dizer que não vamos perdoar alguém?
O perdão vai além das questões pessoais,é um ATO DE FÉ,como bem disse o Sr.Yancey.
Você perdoa porque confia que Deus sabe de todas as coisas e Ele sim pode ser justo verdadeiramente,pois a nossa justiça defende aquilo que é bom apenas pra nós nessas situações!
Não,perdoar não vai passar a ser fácil!
O que muda,é que passamos a entender o que realmente significa o tal do perdão!
Perdoar,passa a fazer sentido! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saia do leitor automático e comenta aí! =)